No passado Sábado dia 29 de Maio realizou-se na Associação C.D.R. de Torneira e Serrião, na freguesia da Borda do Campo, o 4º Grande Prémio das corridas de Caracóis.
Vídeo com os melhores momentos da corrida realizado pela TVI, foi apresentado no “Jornal da Uma” de Domingo.
Foi batido um novo record , o caracol vencedor percorreu um metro em apenas 9,31 minutos .
Este evento foi um sucesso, parabéns à organização.
No Domingo, para além do carácter lúdico e desportivo, este evento contou também com a participação dos mais jovens, com trabalhos realizados nas suas escolas pré-primárias e primárias. Esta exposição denominada “Vida de Caracol” visa apelar e incentivar os mais novos para a preservação do meio ambiente e natureza.
Durante este evento também foi possível saborear os caracóis mais lentos.
Reportagem do jornal “diário As Beiras de 31-05-2010”
Jot’Alves
TORNEIRA/SERRIÃO Grande Prémio juntou 49 participantes
Corrida a passo de caracol
Moluscos são “equipados” a rigor, para competir na prova mais lenta do país. Depois, são devolvidos ao seu habitat natural.
Há quatro anos consecutivos que a Associação Cultura, Desportiva e Recreativa de Torneira/Serrião organiza uma corrida de caracóis. Na noite sábado, realizou-se o IV Grande Prémio, contando com 49 participantes, vindos de várias localidades do distrito de Coimbra e um do Porto. Ontem, foi a vez das crianças dos estabelecimentos de ensino daquela região “conduzirem” os moluscos.
Célio Pedrosa, director da prova, contou que “tudo começou com uma brincadeira de um grupo de jovens locais”, há quatro anos. Entretanto, a corrida de caracóis tornou-se num caso sério de sucesso, atraindo participantes e espectadores de toda a região. Os moluscos são recolhidos do campo, pintados e, no final da corrida, devolvidos ao seu habitat natural.
“Realizam-se várias corridas de caracóis no mundo, mas não conheço nenhuma onde eles sejam pintados”, afiançou Célio Pedrosa. Este ano, foi batido o recorde de velocidade, 9,31 minutos. A marca anterior situava-se nos 9,53. Uma dúzia de canas com um metro de comprimento, colocadas na vertical, serve de pista.
Para que a marcha não seja tão lenta, os treinadores borrifam os animais com água. Obviamente, os troféus são em forma de… caracol. Torneira encontra-se na freguesia de Louriçal (Pombal) e Serrião Alto na de Borda do Campo (Figueira). As duas localidades são separadas por uma estrada e unidas pela boa vizinhança. Aquela é ainda uma linha de fronteira entre os distritos de Coimbra e Leiria.
Deixe uma Resposta