Manuel da Costa Cintrão, natural de Marinha das Ondas, concelho de Figueira da Foz, nasceu a 30 de Junho de 1948, apresentou o seu quarto livro, com o título “MUSGO E CALIÇA DA MEMÓRIA – CONTOS”, de 496 páginas, no dia 10 de Outubro (Domingo), pelas 16 horas, na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Marinhense, na Marinha das Ondas.
Autor dos livros:
“Marinha das Ondas na História e na Lenda”, edição da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Cadernos Municipais” – 1988.
“Marinha das Ondas – A Poesia e a Vida”, edição com os apoios da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Soporcel, Sociedade Portuguesa de Papel, S.A.- 2000.
“Águas Revoltas”, romance, Edição da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Marinhense e Casa do Povo de Marinha das Ondas, 2000.
Novo livro: “Musgo e Caliça da Memória – Contos”
Clique para ler a Introdução o Prefácio e a Badana deste livro.
Escrito na badana do livro.pdf
A receita da venda dos livros será, integralmente, para a Junta de Freguesia de Marinha das Ondas que tão carenciada está, do ponto vista financeiro, pelas razões que são do domínio público. Aplicará a receita em melhoramentos e nos apoios ao Ensino Básico e Pré-Básico da Freguesia.
O livro que ajuda Marinha das Ondas
(Diário As Beiras de 11-10-2010)
Podia ser apenas mais uma apresentação de um livro aquela que reuniu, ontem, dezenas de pessoas na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Marinhense, em Marinha das Ondas. Porém, à semelhança dos lançamentos das suas três anteriores obras, Manuel Cintrão conseguiu mobilizar a população do concelho em torno de uma boa causa.
As receitas das vendas de “Musgo e Caliça da Memória- Contos” revertem, na totalidade, para a junta. O autor, natural daquela freguesia do extremo sul do concelho, começou a escrever o livro há dois anos e meio, com o propósito dos anteriores: ajudar a colmatar as carências culturais e educativas de Marinha das Ondas. Com o patrocínio da Lusiaves o livro ganhou forma.
A realização pessoal é o único lucro que obtém. “Dá-me um grande prazer deixar estes livros aos meus conterrâneos”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS. “Musgo e Caliça da Memória- Contos” reúne histórias de pessoas que Manuel Cintrão conheceu e que já faleceram, assim como outras histórias que apenas ouviu, de pessoas com as quais nunca chegou a cruzar-se.
“Modos de vida”, como descreve, sempre transpostos para o papel com algum humor. As personagens estão ligadas à freguesia de onde é natural mas também a todo o concelho da Figueira e Pombal. “São vários contos sobre pessoas que marcaram gerações, a minha vida e a vida das pessoas que aqui vivem”, explica. Este, não esconde, é mais um livro que reflete o seu amor à região onde nasceu (atualmente reside em Lisboa) e que, de certa forma, imortaliza várias pessoas e as suas histórias.
A dinamização da vida cultural nas escolas é o destino do dinheiro angariado, segundo o presidente da Junta de Marinha das Ondas, Manuel Nada, com o intuito de “proporcionar mais conhecimento” às crianças do ensino pré-primário e básico. Para além de obras e várias melhorias que vão ser levadas a cabo nos estabelecimentos de ensino, diz.
O livro de Manuel Cintrão pode ser adquirido, por 15 euros, na junta e na livraria de Marinha das Ondas. Posteriormente, vai também estar disponível noutras juntas de freguesia e em algumas livrarias de todo o concelho.
Musgo e Caliça da Memória
Vim de lá e estou neste momento a ler o livro. Estou a gostar muito.
São contos que caracterizam as nossas gentes com muito sentido de humor na descrição da suas vivências …um livro muito didáctico nos usos e costumes de um povo e que será um futuro testemunho. Muito bom! Parabens ao autor! Valeu a pena lá ir.
Gentilmente , nos foi remetido ao Brasil , pelo autor , em 2015 : lido e relido várias vezes , nos transportam com maestria , à gente e costumes da terra de meu avô , Antonio Alves Cintrão.