Exm.º(ª) Sr(ª)s.
Nos próximos dias 7 e 8 de Julho, o Município da Figueira da Foz vai organizar os Encontros de Cultura e Património, numa primeira edição subordinada ao tema Mosteiro de Santa Maria de Seiça: Abordagens e Perspectivas.
Conscientes da importância histórica do Mosteiro de Stª Mª de Seiça, situado na freguesia de Paião, concelho de Figueira da Foz, e cujas referências remontam ao séc. XII, o qual se encontra num estado de progressiva ruína, fruto do abandono a que foi votado após a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a sua reabilitação, mais que prioritária, poderá contribuir para o desenvolvimento turístico e económico da região, estreitar os laços com o mundo académico e científico e, eventualmente, impulsionar o tão desejado regresso da Ordem de Cister a Portugal, após quase dois séculos de ausência.
A presente edição dos Encontros de Cultura e Património irá decorrer por dois dias, contando com a presença de especialistas nas áreas de história da arte, arquitectura, reabilitação urbana, gestão e salvaguarda de património edificado, culminando com uma visita ao Mosteiro de Seiça.
Divulgar a história por detrás destas ruínas e reflectir sobre soluções de reabilitação compatíveis com os princípios do desenvolvimento sustentável, são desígnios deste evento, ambicionando-se o debate de ideias sobre a salvaguarda, a manutenção e a gestão do património cultural em geral, como via para a sustentabilidade e competitividadedas regiões.
A inscrição é gratuita e obrigatória, podendo ser efectuada até ao dia 30 de Junho, de acordo com o Programa e Ficha de inscrição em anexo.
Programa de Encontros de cultura e Patrimonio Mosteiro de Seiça
Ficha de inscricao de Encontros de cultura e Patrimonio Mosteiro de Seiça
Agradecemos, desde já, a vossa colaboração no sentido de ajudar a divulgar este evento junto dos vossos contactos e esperamos poder contar com a vossa presença.
Para mais informação, visite o Site: www.mosteirodeseica.com
Deixe uma Resposta