BORDA DO CAMPO
Borda do Campo foi, uma das dezoito freguesias do concelho da Figueira da Foz, tendo o seu território sido desanexado em 1989 da freguesia do Paião, e voltou a ser anexada em 2013. Situada a cerca de 18 km da sede de concelho, confina com a freguesia de Alqueidão e com os concelhos de Soure e de Pombal.

Mapa das freguesias do concelho da Figueira da Foz
Junta de Freguesia
![]() |
último executivo da Junta de Freguesia da Borda do Campo
![]() |
No dia 31 de Outubro, pelas 12 horas, decorreu a cerimónia da tomada de posse do último executivo da Junta de Freguesia da Borda do Campo.
Junta de Freguesia
Presidente – José António Gaspar
Secretário – Sandra Fernandes
Tesoureiro – José Pereira
Assembleia de Freguesia
Presidente – Fernando Leal
1º Secretário – Graça Oliveira
2º Secretário – Susana Coelho
Vogal – Nelson Marques
Vogal – Edgar Gonçalves
Vogal – Alberto Costa
Vogal – Vítor Jerónimo
LOCALIDADES
TOPONÍMIA DAS POVOAÇÕES
A região de Borda do Campo é composta pelas povoações de Atouguia, Calvino, Casenho, Porto Godinho, Serrião (que se subdivide em Serrião e Serrião Alto) e Sobral. Embora não se saiba ao certo a data do aparecimento de cada uma das povoações que constituem hoje a Borda do Campo, através das suas designações toponímicas poderemos expor algumas hipóteses.
ATOUGUIA
Esta palavra poderá ter a sua origem, por nos seus campos pastarem manadas de touros, conforme era costume nas terras realengas no Reinado de D. Pedro I (1357-1367), dando lugar, por tal motivo, à designação de Atouria ou Touria, Tauguia, e com os tempos se tornou Atouguia. (PEREIRA, Esteves e RODRIGUES, Guilherme, Portugal: Dicionário Histórico, Chorographico, Biographico, Bibliographico, Heráldico, Numismático e Artístico, vol. 1, p. 855)
CALVINO
É a única povoação que se conhece com este nome em Portugal. O seu nome poderá advir das características dos seus terrenos, calvos, sem grande revestimento vegetal.
Apesar desta povoação não vir referida nas “Memórias Paroquiais de 1758″, existem registos da mesma já em 1655. De acordo com os registos dos livros paroquiais da freguesia de Paião, nomeadamente no livro de assentos de óbitos, arquivado no Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra, encontra-se a referência ao falecimento de Manuel Lopes, residente no Calvino, em 2 de Agosto de 1655.
CASENHO
Com tal designação só se conhece esta localidade.
Talvez tenha inicialmente feito parte da Ribeira de Seiça, por estar no seu prolongamento. Contudo, é provável que deva a designação ao facto de aí existirem 5 ou 6 azenhas de água. Seria inicialmente constituída destas pequenas casas onde estavam instaladas as azenhas. Daí, possivelmente, casa + azenha – casenha ou Casenho. (FONSECA, Manuel Pereira da, O Mosteiro de Seiça e as Povoações da Borda do Campo – Notas para uma Monografia Rural, Lisboa, 1987, p. 44)
Nos livros paroquiais do Paião encontra-se a primeira referência a esta povoação em 1615, no livro de assentos de nascimentos, da freguesia de Paião, arquivado no Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra.
PORTO GODINHO
A povoação de Porto Godinho, na freguesia de Borda do Campo, partilha a denominação com outra povoação existente do outro lado do Rio Pranto, na freguesia de Vinha da Rainha, concelho de Soure.
Neste lugar, o antigo estuário do Rio do Rio Pranto (também conhecido por Rio Carnide, ou do Louriçal) teria menor largura, permitindo melhores condições para estabelecer a ligação entre as duas margens, daí a origem da designação de porto, local de passagem.
A denominação Porto Godinho é de origem germânica. De acordo com Augusto Santos Conceição, no seu livro “Soure: a terra abençoada da Pátria”, (Coimbra, 1942, p. 306-7), esta aldeia deve ser anterior a 987 d.C. (e cita Pedro de Azevedo). Pela palavra “porto” se entendia, noutros tempos, entrada, porto, garganta de monte ou passagem – quer do mar ou do rio, para terra, quer de uma terra para a outra – atravessando alguma eminência ou cerro”, pelo que se conclui que esta é a povoação mais antiga da freguesia.
Manuel Mateus Galhardo, vigário do Paião de 1757 a 1767, ao responder ao inquérito do Rei que posteriormente deu origem ao livro “Memórias Paroquiais de 1758”, já faz referência à existência de 33 casas e de 91 habitantes no Porto Godinho, sendo a mais populosa das povoações referenciadas (sendo as restantes Sobral, Atouguia e Serrião).
SERRIÃO
Para este topónimo não se vislumbra nenhuma origem. No entanto, é também designação única. Talvez deva o seu nome ao facto de estar colocado no alto de um serro ou também cerro (outeiro). (FONSECA, Manuel Pereira da, O Mosteiro de Seiça e as Povoações da Borda do Campo – Notas para uma Monografia Rural, Lisboa, 1987, p. 44)
SOBRAL
Esta localidade terá a sua designação ligada ao revestimento vegetal. É provável que aí fosse uma mata de sobreiros. Embora não saibamos a sua origem, sabemos que existia no ano de 1520, quando um seu morador consta no contrato de aforamento da Calçada ao Mosteiro de Seiça. (MADAHIL, António Gomes da Rocha, Documentos medievais do Convento de Seiça certificados por Joaquim de Santa Rosa Viterbo, Revista de Guimarães, volume especial comemorativo dos Centenários da Fundação e Restauração de Portugal. Edição da Sociedade Martins Sarmento, subsidiada pela Câmara Municipal de Guimarães, 1940, p. 66)
Manuel Mateus Galhardo, vigário do Paião de 1757 a 1767, ao responder ao inquérito do Rei que posteriormente deu origem ao livro “Memórias Paroquiais de 1758”, informa que, entre outras, a paróquia de Paião é constituída pelas seguintes localidades (actualmente pertencentes à freguesia de Borda do Campo):
Sobral – 8 casas – 34 habitantes
Atouguia – 17 casas – 44 habitantes
Porto Godinho – 33 casas – 91 habitantes
Serrião – 18 casas – 62 habitantes
Embora nas “Memórias Paroquiais de 1758” não se faça referência às localidades de Calvino e Casenho, todas as povoações que constituem actualmente a freguesia da Borda do Campo são já mencionadas nos livros paroquiais mais antigos na freguesia do Paião (livros de assentos de nascimentos, casamentos ou de óbitos, arquivados no Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra), datados de 1606.
Localização Geográfica
.
Heráldica
Brasão
Escudo de verde, carregado de seis pés de três espigas de arroz cada um, de ouro; em contra-chefe, barca chata de negro, realçada de prata, navegando num ondado de prata e azul de cinco tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “BORDA DO CAMPO”.
Bandeira para hastear em edifícios
Estandarte para cerimónias e cortejos
Amarelo. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Publicado no Diário da República nº 247, III Série, de 25 de Outubro de 2000.
Limites da Freguesia
De acordo com o artº 2.º da Lei nº 78/89 (que publica a criação da freguesia de Borda do Campo no concelho da Figueira da Foz, no Diário da República nº 198, de 29 de Agosto de 1989, I Série), os limites da freguesia são os seguintes:
“A poente, limite com a freguesia (mãe)[Paião] e concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, da estrada Torneira-Seiça, pelo ribeiro de Seiça, segue pelo mesmo até ao alinhamento do ribeiro do Vale da Salgueira (mãe-d’água), onde será implantado marco divisório; segue deste marco até ao dito ribeiro do Vale da Salgueira e por este até ao caminho municipal nº 1071 (hoje estrada asfaltada); segue por esta estrada até à bifurcação com a estrada do Casenho ao Calvino; segue por esta estrada nascente até à caseta do caminho-de-ferro, linha do Oeste, ao quilómetro 198,091, do citado caminho-de-ferro; deste quilómetro segue pela linha do Oeste até ao quilómetro 198,65; deste quilómetro corta pela mota do Greiro até à vala do ribeiro de Seiça, seguindo por este até à ponte da Calçada, na estrada municipal nº 662;
A norte, limitação já existente, sem sofrer alteração, com a freguesia de Alqueidão, concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, pela estrada municipal nº 662, desde a ponte da Vala da Carriçosa até à ponte sobre o rio Pranto;
A nascente, limitação já existente, sem sofrer alteração, com a freguesia da Vinha da Rainha, concelho de Soure, distrito de Coimbra, pelo rio Pranto, desde a ponte da estrada municipal nº 662 sobre o mesmo rio até ao marco situado na mota esquerda do mesmo rio Pranto, 100 m a sul da ponte da Enjoa, que faz divisão da freguesia do Paião, concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, com a freguesia de Vinha da Rainha, concelho de Soure, distrito de Coimbra, e com a freguesia do Louriçal, concelho de Pombal, distrito de Leiria;
A sul, limitação já existente, sem sofrer alteração, com a freguesia do Louriçal, concelho de Pombal, distrito de Leiria, desde o marco situado na mota esquerda do rio Pranto, 100 m a sul da ponte da Enjoa, até ao entroncamento da estrada municipal nº 1074, que segue para Seiça, passando pela mota do rio Pranto até ao Porto Ferro, seguindo pelo caminho velho desde o Porto Ferro até ao cruzamento de estradas que liga para Porto Godinho, Valarinho, Cavadas e Sobreiral, limita pela estrada que sai deste cruzamento até ao cimo das Cavadas e entronca com a estrada que vem do Louriçal, limita deste entroncamento que vem do Louriçal até ao entroncamento da estrada municipal nº 1074, que vem do Calvino, seguindo pelas povoações de Serrião e Torneira até ao entroncamento das estradas que vão para Cipreste e Seiça, limita pela estrada que vai para Seiça até à passagem de nível da linha do Oeste em Seiça.”

Carta Militar da Freguesia
Origens
Os terrenos que conhecemos hoje como Borda do Campo já pertenceram outrora ao Convento de Seiça, sendo os seus frades responsáveis pela implantação e desenvolvimento da agricultura na zona, cuja principal actividade é ainda hoje, o cultivo do arroz, dando origem às magníficas e variadas paisagens que podem ser apreciadas ao longo no ano.
A proximidade dos campos de arroz[1], a cujos moradores os mesmos pertencem, atribui às suas povoações a designação comum de Borda do Campo, sendo esta uma expressão popular da oralidade local, conhecida desde os nossos avós, consagrada oficialmente pela primeira vez com a criação do Conselho de Moradores da Borda do Campo, em 19 de Setembro de 1979 [2].
O nome da freguesia advém do nome da colectividade à qual estavam ligadas a maioria das pessoas que lutaram pela sua formação.
Freguesia do Concelho de Figueira da Foz desde 1989, o território que constitui hoje a freguesia de Borda do Campo fazia anteriormente parte da freguesia de Paião.
Quando em 12 de Março de 1771, D. José I criou a comarca da Figueira da Foz, entre outras povoações, Paião e Lavos foram desmembrados do concelho de Montemor-o-Velho, ao qual pertenciam até essa data.
Posteriormente Lavos foi elevado a concelho, composto pelas freguesias de Lavos e de Paião, e integrado na comarca de Soure, tendo sido extinto em 1853, passando as povoações que o constituíam a fazer parte da comarca e concelho da Figueira da Foz, até à presente data.
[1] Quase 2/3 da freguesia confinam com campos de arroz
[2] Escritura pública publicada no Diário da República nº 240, III Série, de 17 de Outubro de 1979.
Dados Estatísticos
Dados Estatísticos da Borda do Campo
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (Censos 2001), em 2001 a Borda do Campo possuía 952 residentes, 341 famílias clássicas e 398 alojamentos familiares.
Em 2011 irá ser realizado um novo Censo da população portuguesa.
Segundo os dados da Comissão Nacional de Eleições, para as eleições Autárquicas de 2005, na Borda do Campo estavam inscritos 901 eleitores, tendo votado apenas 592.
Para uma consulta mais detalhada consulte clique aqui.
Artigos publicados na Imprensa relacionados com a Borda do Campo
![]() |
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5207&Itemid=135
“O PDM está a estrangular o desenvolvimento”
Jornal diario “As Beiras 26-09-2009”
http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=76291&ed=26092009
Corrida das barcas em Borda do Campo
” A Voz da Figueira de 06-05-2009 “
![]() |
III Festival do Carneiro e do Arroz em Borda do Campo,
” Diario de Coimbra de 29-03-2007 “
![]() |
” A Voz da Figueira de 29-03-2007 “
![]() |
Comemorações dos 30 Anos de Poder Local Democrático
” A Voz da Figueira de 16-03-2007 ”
“O Viajante” promove cidadania nas escolas
A Câmara Municipal da Figueira da Foz, no âmbito das Comemorações dos 30 Anos de Poder Local Democrático, está levar a efeito, até ao próximo dia 8 de Junho, um conjunto de actividades direccionadas ao nível do ensino básico, secundário e profissional, com o objectivo de aproximar as crianças e os jovens do Poder Local e sensibilizá-los para uma participação futura mais activa na vida em comunidade.
Neste contexto, surgiu o Projecto “O Viajante”, personificado por um boneco que vai percorrer todas as freguesias do município, com a missão de visitar, na companhia de cada presidente da junta de freguesia, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da sua área territorial, e dar-lhes a conhecer o que é uma junta de freguesia, quais as suas competências, onde fica localizada, quem é o presidente da sua junta de freguesia e quem o elegeu, entre outras noções importantes para a construção de um sentimento de cidadania.
A iniciativa arrancou na freguesia da Borda do Campo, com a entrega do Viajante pela vereadora da Educação, Teresa Machado, ao presidente daquela junta de freguesia, José António Gaspar, na presença de todo o executivo do Agrupamento de Escolas do Paião, que reforçou a importância deste tipo de iniciativas que, de uma forma lúdica, contribui para a formação cívica dos alunos.
José Gaspar visitou as escolas do 1.º CEB de Porto Godinho e Sobral, tendo todos os alunos participado com interesse na actividade, levantando diversas questões sobre a temática.
Borda do Campo já tem Centro de Noite.
“Solidariedade 12-11-2006”
![]() |
” O Figueirense 06-10-2006 “
![]() |
Borda do Campo inaugurou ETAR
” O Figueirense 19-06-2006 “
![]() |
II Festival do Carneiro e do Arroz em Borda do Campo
” O figueirense de 28-04-2006 “
![]() |
VI feira Gastronómica, Cultural e Económica da Borda do Campo
” O Figueirense 10-10-2005 “
![]() |
” O Figueirense 30-09-2005 “
![]() |
Capela do Calvino tem um novo altar
” Paionense Setembro 2005 “
![]() |
Corrida das barcas em Borda do Campo
” O Figueirense 06-05-2005 “
![]() |
Do Brasil para a Figueira com carinho
” O Figueirense 15-10-2004 “
![]() |
V feira Gastronómica, Cultural e Económica da Borda do Campo
” O Figueirense 24-09-2004 “
![]() |
IV feira Gastronómica, Cultural e Económica da Borda do Campo
” O Figueirense 17-10-2003 “
![]() |
Corrida das barcas em Borda do Campo
” O Figueirense 02-05-2003 “
![]() |
Nova ponte sobre o rio Pranto em Borda do Campo
” Correio da Figueira 09-04-2003 “
![]() |
![]() |
![]() |
Borda do Campo já tem simbolos heráldicos
” As Beiras 02-07-2001 “
![]() |
Borda do Campo é elevada a freguesia no dia 30 de junho de 1989
” O Figueirense 07-07-1989 “
![]() |
Pode ver mais artigos publicados na Imprensa relacionados com a Borda do Campo em:
http://picasaweb.google.pt/bordadocampo/RecortesDeJornais#
This page has the following sub pages.