10ª corrida de Caracóis 29 maio 2016 às 16h
5º Grande Prémio das corridas de Caracóis 2011
No passado Sábado dia 28 de Maio 2011, realizou-se na Associação C.D.R. de Torneira e Serrião, na freguesia da Borda do Campo, o 5º Grande Prémio das corridas de Caracóis.
Corrida de caracóis na Figueira da Foz dá vitória a Passos – SIC – Noticias
Depois do polvo que adivinhava os resultados no Mundial de futebol, surge o caracol que faz sondagens nas eleições legislativas. Os resultados foram conhecidos este sábado na Figueira da Foz.
clique para ver a reportagem da SIC-Noticias
http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/portugal2011/2011/05/29/20110529_caracois.mpg?tabPane=Comments
Figueira da Foz: Corrida juntou 50 caracóis, vencedor cumpriu um metro em quase oito minutos
Por José Luís Sousa (texto e vídeo) e Paulo Novais (fotos), da agência Lusa
Figueira da Foz, Coimbra, 29 mai (Lusa) — O vencedor da 5.ª Corrida de Caracóis, disputada sábado à noite no Caracolódromo de Torneira e Serrião, Figueira da Foz, cumpriu um metro de percurso em 7.58 minutos, retirando mais de minuto e meio ao anterior recorde.
As 12 pistas, canas com um metro de altura colocadas na vertical, receberam em mangas sucessivas 50 caracóis — alguns personalizados pelos proprietários, outros desprovidos de adereços – iniciativa de uma associação recreativa da freguesia de Borda do Campo.
Nicolau Fonseca foi o vencedor da noite, com um caracol adquirido no local à própria associação, que se veio a revelar um campeão e novo recordista da competição.
“Apostei aqui na prata da casa porque achei que o caracol já estava habituado ao ambiente e é sempre melhor do que trazer um de fora”, disse à agência Lusa Nicolau Fonseca.
O concorrente, que participou pela primeira vez num Grande Prémio de Caracóis, levou como tática “um bocado de trabalho, muita motivação e um pouco de sorte” e admite, agora, repetir a experiência.
“Agora descanso. Mas depois desta prova vamos ver, começar a fazer um treinito ou assim, ver a tática, outros campeonatos, e andar, sempre para a frente”, revelou.
“Para a frente ou, neste caso, para cima”, gracejou, aludindo ao percurso vertical dos caracóis.
O Grande Prémio de Caracóis surgiu em 2007 no intuito de dinamizar a atividade da Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Torneira e Serrião “e tem dado frutos”, afirmou Célio Pedrosa, vice-presidente da instituição.
A opção pela pista vertical “primeira e única no país, se houver mais são cópias desta”, ficou a dever-se à necessidade de os caracóis não se desviarem do percurso estabelecido.
“Tentámos arranjar uma solução para o caracol fazer a corrida sem distrações.
Havia corridas no chão, em círculos, mas o caracol ia para um lado ou para outro, assim conseguimos que siga sempre uma direção única”, explicou.
Para além da corrida propriamente dita, o programa inclui ainda um concurso que premiou as melhores personalizações de caracóis, que iam desde um dálmata, uma joaninha, bandeiras nacionais ou um espécime com um prédio completo “às costas”, entre muitos outros.
Reportagem TVI24 “Caracol «adivinha» vitória do PSD”
Uma «sondagem» que utiliza caracóis, inventada por uma associação recreativa da Figueira da Foz, inspirada no polvo que adivinhava resultados no mundial de futebol, deu sábado à noite a vitória nas eleições legislativas ao PSD, informa a agência Lusa.
A «máquina» de sondagens, intitulada «O Caracol Adivinha», fez uso de seis caracóis, representando os cinco principais partidos e também os votos brancos, iniciativa paralela à Corrida de Caracóis promovida pela associação de Torneira e Serrião, sedeada na freguesia da Borda do Campo.
«Como houve um polvo para adivinhar a selecção que ganhava [o mundial de Futebol], nós colocámos o caracol para saber quem ganha as eleições», disse à agência Lusa Sérgio Silva, um dos autores da sondagem do caracol.
A pista, vertical, denominada «Corrida ao Tacho», utilizou seis canas com cerca de dois metros, as partidárias identificadas e encimadas por um caracol colorido, com as caras de José Sócrates, Passos Coelho, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã.
Dada a partida, devagar, devagarinho os caracóis começaram a escalada, sempre com o PSD à frente, seguido de perto pelo caracol do PS. A meio da prova, no entanto, passou a destacar-se o caracol dos votos brancos, que terminou a contenda na segunda posição.
Ao fim de quase meia hora, o caracol de Passos Coelho acabaria por obter uma vitória folgada, seguido do dos votos brancos, enquanto o caracol de Paulo Portas, mercê de uma recuperação final, ultrapassou em cima da meta o de José Sócrates.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/corrida-caracois-ultimas-noticias-corrida-tvi24-caracol-eleicoes/1256819-4071.html
Reportagem TSF “Corrida de caracóis dá vitória ao PSD”
A 5.ª Corrida de Caracóis, disputada sábado à noite no Caracolódromo de Torneira e Serrião, Figueira da Foz, deu a vitória ao PSD nas próximas eleições legislativas.
A “corrida ao tacho” utilizou seis caracóis, representando os cinco principais partidos e também os votos brancos e da abstenção, sendo que cada animal tinha adereços com as caras dos lideres partidários.
O primeiro a chegar ao topo da cana de dois metros de altura foi o caracol de Passos coelho.
Em segundo lugar ficou o caracol dos votos brancos e da abstenção, o CDS-PP acabou em terceiro, o PS em quarto, depois a CDU e, por fim, o Bloco de Esquerda.
Esta foi a corrida para a sondagens, mas houve uma outra, em forma de campeonato, onde as canas tinham só um metro de
altura.
O primeiro caracol percorreu a distancia em 7,58 minutos e estabeleceu um novo recorde, tirando 1,5 minutos ao vencedor do ano passado.
Alguns caracóis-atletas estavam personalizados. Para além dos rostos dos políticos, havia moluscos com a casca pintada em forma de dálmata ou joaninha, com a bandeira nacional e até um outro caracol com um prédio inteiro às costas.
A Corrida de Caracóis é promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Torneira e Serrião, uma aldeia na freguesia da Borda do Campo, Figueira da Foz.
Os organizadores dizem quem de ano para ano o evento tem vindo a crescer gradualmente a passo de caracol.
Trabalho de Rui Silva
sobre a Corrida de Caracóis 2011 no Site:
4º Grande Prémio das corridas de Caracóis 2010
No passado Sábado dia 29 de Maio 2010, realizou-se na Associação C.D.R. de Torneira e Serrião, na freguesia da Borda do Campo, o 4º Grande Prémio das corridas de Caracóis.
Vídeo com os melhores momentos da corrida realizado pela TVI, foi apresentado no “Jornal da Uma” de Domingo.
Foi batido um novo record , o caracol vencedor percorreu um metro em apenas 9,31 minutos .
Este evento foi um sucesso, parabéns à organização.
No Domingo, para além do carácter lúdico e desportivo, este evento contou também com a participação dos mais jovens, com trabalhos realizados nas suas escolas pré-primárias e primárias. Esta exposição denominada “Vida de Caracol” visa apelar e incentivar os mais novos para a preservação do meio ambiente e natureza.
Durante este evento também foi possível saborear os caracóis mais lentos.
Reportagem do jornal “diário As Beiras de 31-05-2010”
Jot’Alves
TORNEIRA/SERRIÃO Grande Prémio juntou 49 participantes | |
Corrida a passo de caracol | |
|
Aqui poderá ver a reportagem da SIC das corridas de Caracóis do ano passado
Deixe uma Resposta