Contacto
Rua 19 de Setembro, nº12
Calvino
3090-811 Borda do Campo
Tel.: 233 941 205
Fax: 233 942 017
E-mail: cmbc@mail.telepac.pt
Coordenadas GPS
N 40º 3.508′ W 8º 45.204′
História
Fundado a 19 de Setembro de 1979, de acordo com os seus estatutos, o Conselho de Moradores da Borda do Campo tem por objectivos prioritários promover acções de Solidariedade Social, nomeadamente ao desenvolver actividades de protecção à infância e juventude, família, comunidade e população activa, aos idosos e deficientes, bem como secundariamente promover tudo quanto esteja ao seu alcance para proporcionar o bem estar dos seus associados, tais como, diligenciar junto das entidades oficiais a quem oferecerá e prestará efectiva colaboração; procurará criar motivos de interesse para os associados nos campos da Cultura, Recreio, Educação Física e Desporto.
A sua origem surgiu da necessidade de solucionar o desaparecimento previsto da extensão de saúde existente na Atouguia, então a funcionar numa casa particular. Após a construção de um Posto Médico, a partir de 1985 iniciou a sua vocação para a Solidariedade Social, criando um ATL e Apoio Domiciliário. A 12 de Janeiro de 1986 foi inaugurado o Centro Social do Conselho de Moradores da Borda do Campo (actual Salão Polivalente).
Tendo como principais objectivos o apoio e protecção à Infância, à Juventude e à Terceira Idade, em 1996 inaugurou um novo espaço que reunia já as condições para continuar as valências adquiridas até então e passou a ter valências de Creche, Jardim-de-infância e Centro de Dia, inaugurando em 14 de Outubro de 2006 o Centro de Noite, com capacidade para 16 utentes.
![]() |
![]() |
Na área do desporto, o Conselho de Moradores da Borda do Campo criou uma Equipa Desportiva, inaugurou um Polidesportivo descoberto, com balneários e a 18 de Junho de 2000 uma piscina de recreio, com acesso para deficientes e respectivos balneários. A aplicação de uma cobertura telescópica, a 8 de Maio de 2004, possibilitou o ensino da natação e aulas de hidro-ginástica.
![]() |
Nas áreas de cariz cultural e recreativo, adoptou o quase extinto Rancho Folclórico, convertendo-o, alguns anos mais tarde, em Rancho Etnográfico, criou um Rancho Infantil e uma Escola de Música.
Anualmente realiza em Maio o Festival de Folclore e em Setembro os festejos do seu aniversário.
Bibiografia:
«Conselho de Moradores da Borda do Campo – Atribuição de Medalha de Mérito Social em Cobre», Acta nº 22 da Reunião da Câmara Municipal da Figueira da Foz, de 09-12-2008, ponto 10.30, pg. 64 e 65
«Conselho de Moradores da Borda do Campo festeja bodas de prata», Solidariedade – Mensário da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, 2004-10-11
http://www.solidariedade.pt/sartigo/index.php?x=348
This page has the following sub pages.