Coordenadas GPS: N 40º 4.065′ W 8º 44.747′
Borda do Campo inaugurou ETAR
Reportagem do jornal ” O Figueirense 19-06-2006 “
José Elísio Ferreira de Oliveira é o vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Afirma com convicção que “a questão do ambiente é, sem sombra de dúvidas, uma das grandes principais preocupações da autarquia”.
Entre outros dossiês, José Elísio pega na ‘pasta’ das águas e saneamento básico, explicando estar previsto um investimento, de acordo com contrato de concessão com as Águas da Figueira de 5,5 milhões de euros, basicamente destinado à melhoria do abastecimento de água ao sul do concelho, e à vertente do saneamento básico.
Um projecto no qual se inclui a construção de estações elevatórias e prolongamento da rede de água. O autarca recordou que na passada semana foi inaugurada uma Estação de Tratamento de Águas Residuais na freguesia da Borda do Campo, junto à Ponte do Rio Pranto.
O investimento, sublinhou o autarca, “foi de quase 300 mil euros”, completa uma rede de investimento superior a 1 milhão e 200 mil euros, e que “vem satisfazer uma necessidade das populações” não só da Borda do Campo, mas também da Telhada, freguesia do Paião.
Neste particular, o vereador salienta ainda estarem em curso obras na área do saneamento básico com o prolongamento da primeira fase da rede de Lares, Maiorca e Alhadas, além da construção de estações elevatórias de Lavos e Paião (projectos já adjudicados e com algumas obras em curso), e no Outeiro que, neste caso, “permite o pleno funcionamento rede do Paião”. Está ainda previsto para Setembro próximo o arranque das obras do colector que liga a Ponte do Galante à Praça da Europa, e posterior ligação à ETAR da zona urbana.
Ainda no âmbito do contrato-programa com a empresa Águas da Figueira, regista-se a reformulação da rede abastecimento ao sul que integra a construção de novas condutas adutoras da ETA de Vila Verde à Salmanha, bem como a construção de um reservatório elevado na Salmanha e as condutas que atravessarão o rio Mondego, por debaixo do leito.
O plano de investimentos consagra ainda, por exemplo, o abastecimento de água a diversos locais do concelho, a remodelação de várias redes de água, ampliação de reservatórios e intervenções ao nível de variados sistemas elevatórios e adutores.
http://www.ofigueirense.com/19junho2006/noticias/default.htm