História
Sediado na Borda do Campo, freguesia de cariz rural situada a Sul do Concelho da Figueira da Foz e constituída por seis aldeias (Calvino, Serrião, Porto-Godinho, Casenho, Atouguia e Sobral), assume-se como fiel depositário e dinâmico promotor da Cultura, Usos e Costumes das gentes desta laboriosa Freguesia, que tem fortemente enraizada a tradição agrícola, nomeadamente a cultura do arroz.
Desde 1978 que este rancho percorre Portugal de Norte a Sul, tendo a nossa internacionalização decorrido em 1998 na Gala Internacional de Folclore em Messina, na ilha de Sicília, em Itália.
Com sede no Conselho de Moradores da Borda do Campo, assume, promove e dinamiza toda a actividade Cultural desta população.
Nas suas danças e cantares, bem como no modo de trajar dos homens e das mulheres que constituem o seu elenco, encontra-se bem espelhada a maneira de ser e de viver das gentes desta freguesia, numa simbiose perfeita entre o passado, de que os bordacampenses tanto se orgulham, e no qual mergulharam profundamente na recolha dos trajes, dos usos e costumes, assim como nas danças e cantares dos nossos antepassados.
Nos seus trajes e utensílios é bem patente a actividade agrícola, nos fatos de trabalho, nos patrões, nos fatos domingueiros (Missas e Romarias) e nos noivos com o seu fato de corte rico. Os trajes apresentados são de cariz acentuadamente escuros, porque representam as agruras do amanho e cultivo das terras, que muito suja a roupa, que por isso tem de ser escura.
Durante o dia, as gentes do campo cantavam durante a faina agrícola para ajudar o tempo a passar. À noite, no fim dos trabalhos na eira e nos celeiros, dançavam, daí que as danças sejam calmas pois o trabalho no campo é muito duro. As músicas falam das várias aldeias desta freguesia, dos trabalhos no campo e na eira e dos namoricos que se faziam às escondidas.
Os trajes deste grupo representam:
- Noivos
- Homem e Mulher da Feira
- Lavrador Rico e Mulher do Lavrador
- Aguadeiro e Mulher da Fonte
- Semeador e Ceifeira do Arroz
- Homem e Mulher da Eira
- Moleiro e Moleira
- Pescador e Salineira
- Beata e Sacristão
- Valador e Mondadeira
- Homem e Mulher das Pinhas
- Podador e Mulher da Vindima
- Leiteira
- Lavadeira
- Tecedeira
- Guardador da Eira
- Semeador de Milho
- Homem da Bord’Água
- Ceifeira de Trigo
- Mulher que descamisa o Milho
- Fatos Domingueiros
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Recentemente, no âmbito do FigFolkMusic – Encontro Internacional de Música e Folclore, que decorreu no concelho da Figueira da Foz, de 22 a 26 de Julho de 2009 – o Rancho Etnográfico da Borda do Campo foi o anfitrião do Rancho Etnográfico da Venezuela e do Rancho Peruano “Raices del Peru”.
Na noite de 24 de Julho a população da Borda do Campo foi presenteada com uma belíssima actuação do Rancho Anfitrião e dos Ranchos Venezuelano e Peruano.
Rancho Etnografico Borda do Campo
Dança de intercâmbio cultural
![]() |
Contacto :
Rua 19 de Setembro, nº12
Calvino
3090-811 Borda do Campo
Tel.: 233 941 205
Fax: 233 942 017
E-mail: cmbc@mail.telepac.pt
Coordenadas GPS da sede : N 40º 3.508′ W 8º 45.204′
Fotos antigas:
estou com saudades desse lugar maravilhoso ,do rancho ,estive vendo as fotos lindas espero logoestar ai com vocês Deus os abençoe bjosss!