O Rancho Infantil da Borda do Campo teve o seu início na Escola Primária do Sobral, com os alunos da 3ª e 4ª classe, no ano de 1985/1986.
A Professora Maria de Lurdes S. Proença Guimarães foi a impulsionadora desta actividade cultural, tendo por base a cultura desta região, através da recolha de músicas e danças que outrora se praticavam nas seis aldeias que constituem actualmente a freguesia da Borda do Campo, como forma de encerramento do ano lectivo e cuja festa se realizou no Conselho de Moradores da Borda do Campo.
No ano seguinte a maioria desses mesmos alunos passam a fazer parte do ATL do Conselho de Moradores da Borda do Campo, dando posteriormente origem definitiva a um Grupo de Folclore organizado – o Rancho Infantil da Borda do Campo.
A partir desse momento, um trabalho vigoroso e o acompanhamento do Rancho Adulto, proporcionou a existência de um grupo que tem sido inúmeras vezes solicitado para diversas actuações a nível nacional, com bastante sucesso.
No ano de 2004 o Grupo foi alvo de uma total alteração a nível de indumentária, passando a ser uma réplica dos trajes usados pelo Grupo de Folclore Adulto e interpretando também já algumas danças do mesmo. Os trajes representam as várias actividades dos nossos antepassados ligados ao dia-a-dia do meio rural e domingueiro de meados do séc. XIX a princípios do séc. XX.
Assim, os trajes utilizados até então foram substituídos. Com base numa recolha de trajes, usos e costumes da região e da Freguesia, este rancho passou a ser denominar-se de Rancho Etnográfico Infantil e Juvenil da Borda do Campo.Os trajes actuais representam:
- Noivos
- Beata
- Domingueira
- Semeador de Arroz
- Casal da Feira
- Casal da Eira
- Mondadeira
- Borda d’Água
- Lavadeira
- Menina da Escola, entre outros.
Entre pares dançantes e tocata, o grupo actualmente é constituído por cerca de 35 elementos.
.
.
.
De norte a sul do país e sem interrupções, o Grupo Folclórico e Etnográfico Infantil da Borda do Campo tem vindo a realizar inúmeras actuações em festivais e encontros de folclore, festas e romarias.
Contacto :
Rua 19 de Setembro, nº12
Calvino
3090-811 Borda do Campo
Tel.: 233 941 205
Fax: 233 942 017
E-mail: cmbc@mail.telepac.pt
Que bons exemplos são os vossos meninos e meninas que ao alvorecer das vossas vidas já sentem o “calor” da terra que vos viu nascer. O Associativismo é uma bela escola de serviços, de longe mais ético do que a politica e se o digo é porque fala a experiência por Montemor, quer nas Rádios locais, tambem na imprensa regional. Por isso é com a fraternidade minha, aqui fica o meu testemunho de gratidão.
Sendo as felicitações para todos.