“ Os moinhos de Portugal, verdadeiras sínteses do encontro humano com a natureza, são expressões genuínas da cultura material das regiões e reflectem também modos de vida, mentalidades, formas de ver o mundo e o lugar dos homens. Este valioso património, transmitido de geração em geração, apura-se em cada tempo e lugar com invenções e adaptações que acrescentam variedade a um mesmo princípio elementar de funcionamento.”
Rede Portuguesa de Moinhos in prefácio
Após um longo trabalho de campo, em 2008 Jorge Miranda lança o livro “Portugal, Terra de Moinhos”. Este livro é um álbum emblemático onde cada moinho é apresentado num contexto geográfico e histórico, não esquecendo a caracterização das actividades que a existência dos moinhos permitiram.
Em Dezembro de 2009 tivemos a oportunidade de estar à conversa com Jorge Miranda, no interior do Moinho da Cruz, em Oeiras.
Apresentamos aqui um excerto dessa conversa.
Para saber mais sobre este livro, visite a Rede Portuguesa de Moinhos
Fantástico!
Meu sogro,natural de Fátima,contou-me que quando pequeno (por volta de 1945) trabalhava com seu pai no moinho de suas terras.A descrição que ele me fez é exatamente a que aparece neste livro.gostaria de presenteá-lo com um exemplar.Como posso consegui-lo?
Feliz 2012.
São Paulo,28 de dezembro de 2011
Francisco Scardapane Neto